Coloque ultras nos seus objetivos

O ultramaratonista Carlos Sá venceu, no dia 16/07/2013, a Badwater, na Califórnia, nos Estados Unidos. O atleta português correu os 217 quilómetros em menos de 24 horas. Aprova é considerada a corrida mais dura do mundo.

utra-run-maratona-carlos-sa

A prova teve início ontem no Vale da Morte, 80 abaixo do nível do mar, com temperaturas próximas dos cinquenta graus e terminou no Monte Whitney, a 2500 metros de altitude.

É corrida numa única etapa sempre disputada em julho, e em que só entram atletas consagrados. Carlos Sá é atualmente campeão nacional de ultra trail.

Carlos-sa-utra-runner

Os 10km são uma das distâncias preferidas dos corredores de lazer, são um desafio suficiente para avaliares os teus treinos e não são impossíveis de ultrapassar mesmo com uma agenda limitada.

Se pretende iniciar na corrida seguem algumas dicas para os primeiros 10km:

– Corrida contínua em ritmo lento, deve ser um ritmo confortável, utiliza esta estratégia para aprenderes a gerir as forças na prova. Corrida em que devemos acabar com a sensação de que podemos continuar a correr ininterruptamente.

– Fartlek: consiste em pequenas acelerações de 30 a 60s, escolhe uma zona plana e com marcos de referência e acelera na direcção de uma árvore ou de um banco, etc.

– Progressivo:  Começa com um trote suave, vai aumentando o ritmo com o passar dos quilómetros  e termina com um ritmo forte.

– Alongamentos: conheça as 15 razões para alongar, ver mais aqui.

Outras dicas:

– Procure treinar em locais movimentados (parques, praças), onde possa encontrar outras pessoas a correr ou caminhar, isso irá contribuir para o motivar.

– Pode variar e correr em terreno liso, terra batida, asfalto,  etc. Mas lembre-se que nesta fase o ideal é procurar treinar em terrenos que não tenham muitas irregularidades nem muita variação de elevação.

– E lembre-se: Independente da fase de treino em que esteja, respeite os seus limites, preste atenção no seu corpo e execute a atividade de maneira consciente. Qualquer sinal de mal estar, interrompa o treino e procure restabelecer-se, não tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, cada um está em um nível de condicionamento e cada um tem seu objetivo.

Boas corridas!

Anúncios