Aprimore-se mais, leia mais…
“Desculpe!
(A utilização do pedido de desculpas pode evitar 90% dos conflitos entre amigos e desconhecidos…)
(…) Então vamos proceder a uma reeducação psicológica. Você aprendeu que quando os outros erram, eles é que tem de pedir desculpas. Agora está reaprendendo: quando você erra, pede desculpas e quando os outros erram você pede também (…)
mas antes de utilizar a estratégia do pedido de desculpas é preciso eliminar o sentimento de culpa típico das ex-colónias(…) Na América latina diz-se o “desculpe-me” com humildade e inferioridade, enquanto que nos países colonizadores utiliza-se esse termo como recurso de superiorizar-se em relação à pessoa com quem se fala.
Na França aplica-se o “Pardon M’sier” para chamar a atenção de alguém que tenha sido indelicado ou que tenha procedido mal em qualquer circunstância.
Na Inglaterra (…) usa-se a forma “I beg your pardon” (eu suplico o seu perdão) para fazer uma admoestação com superioridade ou elegância a quem tiver cometido uma falha, uma arrogância ou impertinência. Em ambos os casos a pessoa que pediu perdão fê-lo de cabeça erguida, com atitude de quem estava acima…obrigando (o interlocutor) a responder com uma justificativa.”
Texto extraído do livro Método de Boas Maneiras por DeROSE