Sabe-se que é saudável ter um certo nível de stress, pois dá-nos energia e motivação suficientes para criar e aumentar a produtividade. Convém não esquecer que o stress está associado à desmotivação, faltas ao trabalho e de uma série de somatizações físicas e mentais. O Stress em excesso reduz significativamente o desempenho pessoal, profissional e a criatividade.
Se é a trabalhar que ocupamos a maior parte da vida, seria bom que transformássemos esses momentos aprazíveis e saudáveis para a execução do trabalho. Momentos onde pudéssemos, de fato, passar algumas horas a viver, a criar e a inovar constantemente com satisfação e contentamento.
A tentativa, frustrada, de encaixar tudo o que pudermos em 24 horas pode causar stress e este desencadear outras doenças e perturbações mentais.
Para piorar o cenário, o stress que sentimos resultante da falta de tempo aumenta o desconforto e causa mais stress. E, apesar desta exigência crescente ou das solicitações constantes, muitas pessoas perdem tempo, o seu recurso mais precioso, a desempenhar o seu trabalho de forma rotineira e ineficaz, o que proporciona pouca satisfação e muito stress.
Neste cenário, como é possível desenvolvermos os próprios interesses e talentos?
Existe ordem no meio deste caos.
Existem vários estudos a explicar que a meditação tem um efeito incrível na performance física e mental. É uma ferramenta de auto-conhecimento que consiste em esvaziar a mente de pensamentos. O resultado é: melhor intuição, maior criatividade, rapidez de raciocínio e a capacidade de executar multi-tarefas.
A meditação é uma ferramenta do Yoga e dissociá-lo o processo será mais longo. Existe um método. Para conhecer algumas técnicas de meditação clica aqui!