Pode emagrecer a praticar ioga — só tem de fazer estes exercícios – Artigo NiT.pt (parceria)

Como instrutora de Yoga, perguntam-me tantas vezes se esta prática pode ser útil para perder peso. Que o asana (técnicas corporais do Yoga) ajudam a tonificar e dar flexibilidade aos músculos já sabemos.  Mas o que se pretende saber com esta pergunta é se o Yoga emagrece.

Pode ser o controverso este tema já que associamos a perda de peso a exercícios onde queimar calorias tem uma predominância tão grande que quase não sobra espaço para outras opções e abordagens entrarem.

No geral o yoga têm outras prioridades, tais como: aumentar a circulação sanguínea, estimular e oxigenar sobretudo no cérebro; massagear os órgãos; estimular o funcionamento do sistema digestório e das glândulas endócrinas; tonificar o sistema nervoso; captar e distribuir a energia de forma equilibrada para todo o corpo e aquietar a ansia de comer, como forma de preencher um vazio emocional. O Yoga ajuda a controlar os níveis de ansiedade que por sua vez tem muita ligação com o aumento do peso.

Uma respiração feita lentamente e aliada a medicação os exercícios respiratórios do yoga chamados pranayama melhoram a oxigenação do cérebro e incrementam a produção das hormonas relacionadas com o bem-estar e o prazer.

yoga, yoga para emagrecer, emagrecimento, ansiedade, nit, yoga em casa, yoga ao domicílio, domicilio

Os iniciantes poderão sentar-se de pernas estendidas à frente, o tronco apoiado pelos braços e mãos no solo, deixar cair a cabeça para trás e sentir estender a tiróide, executar a seguinte RESPIRAÇÃO ABDOMINAL:

1 – Apenas observe a sua respiração e o movimento do abdomen a expandir e a recolher.

NOTE: Estas duas técnicas de respiração, ao estender a tiroide estará a contribuir para o bom funcionamento da mesma.

Esta respiração estimula a tiróide, regula o peso e aumenta a capacidade vital do praticante. O principal objetivo desta técnica é a meditação, já que estabiliza os pensamentos e elimina da mente aquilo que nos inquieta. Os mais adiantados poderão optar por KUMBHAKA BHANDA PRANAYAMA este pranayama já foi descrito aqui!

Conhece mais técnicas e a sequência completa ao clicar no link do artigo escrito em parceria com a NiT.pt

Link: Pode emagrecer a praticar ioga — só tem de fazer estes exercícios

Poderá agendar uma aula privada ao domicílio para conhecer estas e outras sequências de aulas cujo foco é o bem-estar físico e mental.

Anúncios