Viver “no presente” melhora o desempenho

Todos temos tendência a reproduzir mentalmente “cenas” do passado ou a antecipar o futuro, sonhar acordados, por exemplo. Porém, viver no presente, estando no momento, melhora o desempenho cerebral a vários níveis, nomeadamente ao nível da leitura, da memória e da capacidade da concentração.

Algumas semanas de treino da concentração com vista à redução das distrações podem ser o suficiente para que estas melhorias se observem de forma significativa de acordo com a investigação desenvolvida pelos especialistas da University of California – Santa Barbara (UCSB), nos EUA. Os psicólogos definem a “atenção plena” como um estado de não-distração caraterizado por um compromisso total com a tarefa que está a ser realizada ou a situação em que nos encontramos.

Porém, este é um estado raro e se o facto de a mente “vaguear” pode não ser um problema na maior parte das circunstâncias do quotidiano, a capacidade de concentração é crucial em momentos em que nos é exigida atenção.

ioga, alta performance, alto desempenho, derose, yoga, yôga, lisboa, swásthya, meditação, concentração, mindfulnessTreino da mente melhorou performance de voluntários.

“Mesmo com um programa de treino da mente rigoroso e bem desenhado seria normal encontrar resultados diferentes, mas observamos que a mente passou a vaguear menos em todos os casos”, salienta.
Segundo Mrazek, “esta é a demonstração mais rigorosa e completa já feita de que a atenção plena pode diminuir a tendência de deixar a mente vaguear, melhorar a memória e a leitura” e os resultados provam que algumas capacidades cognitivas normalmente consideradas imutáveis podem ser melhoradas através do treino.

Conheça algumas técnicas de concentração e meditação. Mais informações através do formulário online, clique aqui.

Poderá também interessar-lhe: Como conseguir concentrar-se no presente?

Fonte: Boas Notícias

Advertisements

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s