DESCONTRAÇÃO MUSCULAR

O ritmo de vida acelerado, as pressões culturais, as cobranças profissionais e os múltiplos papeis que são desempenhados quotidianamente ou o exagero nos treinos (no caso de atletas), fazem com que a maioria das pessoas apresente áreas de tensões e dores causadas por enrijecimento  muscular tão comum na vida moderna, às vezes são problemas psicossomáticos gerados pelo stress. Vivenciar um momento de stress pode ser muito produtivo, pois experimentamos uma alta hormonal que leva a mobilização maior de energia e a percepção de novos caminhos para resolver a situação ou problema desencadeante. No entanto, quando a situação stressante é mantida por muitos tempo pode levar ao desgaste porque todos os recursos são mobilizados ao máximo sem que haja uma pausa para recuperação.

 blog

Toda a experiência, através do sistema nervoso central, transforma-se em memória celular e incorpora-se no nosso património corporal. Quando esta é negativa gera contracção e um aumento da tensão muscular. Nesta situação, a tensão continuada, faz com que a energia vital não circule como deveria o que rouba do indivíduo uma vida intensa, plena e saudável, deterioramos a nossa flexibilidade, sujeitamo-nos à fadiga e à dor.

Coloque ordem onde reina o caos

A Técnica de descontração

Consiste em reduzir drasticamente a actividade muscular, física e emocional, através de um ato consciente e dirigido. O praticante mantém-se lúcido e acordado durante todo o exercício e assim consegue direccionar toda atenção e mentalização de acordo com os seus objectivos.

Além deste exercício de descontração muscular e nervosa complementam-se as técnicas de respiração e corporais que aumentam o tonificação muscular e a flexibilidade, estimulam os músculos a diminuir o estado de alerta e seu controlo defensivo, atenuam a os níveis de contratura dos músculos, alongando-o.

Conheça mais sobre o aspecto mais tecnicista do nosso Método. Veja mais em: metododerose.org

Peça mais informações: